Que sentimentos e significados nos transmitem as cores?

No marketing e no design, cada detalhe importa para que o serviço ou produto impacte o consumidor...


As cores têm um papel significativo no desenvolvimento de uma marca ou produto, influenciando a forma como o consumidor vai interpretar e interagir. 

A psicologia da cores estuda o comportamento humano em relação às cores, ou seja, quais os sentimentos e emoções que cada cor causa e quais as ações que cada uma delas impulsionam. 

Neste artigo abordamos precisamente isso. É preciso ter em consideração que os significados de algumas cores variam consoante as culturas e religiões, sendo que aqui abordamos a ideia geral do tema. 

 

Assim, segundo a interpretação dada pela psicologia, as cores quentes tendem a transmitir essencialmente energia, atividade e entusiasmo e, por outro lado, as cores frias estão ligadas ao raciocínio, profissionalismo e sentimento de calma. 


Mas afinal, qual o significado e o que nos transmite cada uma das cores? 



ROSA

O rosa abrange um vasto leque de interpretações. Esta cor pode ser separada entre tons claros e tons escuros para as suas diferentes interpretações.

O que nos transmite? 

Rosa suave: delicadeza, romantismo e inocência;

Rosa forte: moderno, desperta atenção, charme, elegância;

Ambos estão ligados ao feminino e ao infantil, desencadeando sentimentos de doçura e companheirismo

Exemplos:  victoria's secret, barbie, e dunkin’ donuts.
 


ROXO

O roxo é visto como uma cor nobre e que impõe respeito e dá a ideia de sabedoria.

O que nos transmite? 

Erotismo, espiritualidade, cerimônia, mistério, transformação, crueldade, arrogância, poder, sensibilidade, intimidade, descoberta, criatividade...

Exemplos:  espaços de bem estar, SPAs, clínicas de estética

 

AZUL

As principais interpretações do azul focam-se no ideal de confiança e sabedoria, no entanto a cor engloba outras sensações.

O que nos transmite? 

Tranquilidade, estabilidade, harmonia, lealdade, verdade, segurança, limpeza, ordem, tecnologia, contemplação, paciência, sensação leve, saúde, água...

Exemplos: é muito utilizado em marcas de tecnologia, bancos, serviços de saúde e limpeza. Alguns exemplos: HP, NASA, Linkedin, Oral-B

 

VERDE

Ligamos inevitavelmente o verde à natureza, ao meio ambiente e à esperança.

O que nos transmite? 

Cura, calma, perseverança, autoconsciência, natureza, meio ambiente, saudável, sorte, renovação, juventude, vigor, fresco, coerência, prosperidade...

Exemplos: é muito utilizado em hospitais e centros de saúde, em marcas de limpeza, mas também é utilizado em outras áreas como é o exemplo destas marcas: Spotify, Starbucks...

 

AMARELO

O amarelo é a cor do sol, é um tom quente, feliz e acolhedor segundo a psicologia das cores.

O que nos transmite? 

Sabedoria, relaxamento, felicidade, otimismo, imaginação, esperança, claridade, luminosidade, verão, traição, inveja, doença, perigo, estimula o apetite, intelectual...O amarelo também está ligado ao infantil e quando utilizado em excesso, é uma cor que pode despertar agitação, ansiedade e nervosismo. 

Exemplos: Nikon, Subway, Shell, Post-it

 

LARANJA

O laranja é vibrante e energético, é ótimo para anúncios. Embora seja muito parecido com o vermelho, o laranja é uma cor menos estimulante.

O que nos transmite? 

Bom humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, expansão, excessividade, animação, criatividade, espírito jovem, confiança...

Exemplos: Amazon, JBL, Fanta

 

VERMELHO

O vermelho é intenso e por esse motivo engloba diversas sensações e emoções distintas. Esta cor capta muito a atenção e por isso é bastante utilizada em anúncios de promoção ou de urgência.

O que nos transmite? 

Paixão, raiva, desejo, energia, força, violência, calor, poder, amor, perigo, fogo, sangue, fome, promoção, urgência, intensidade, vibração...

Exemplos: é muito utilizado em restaurantes e marcas ligadas à alimentação, por ser uma cor que desperta a fome, como por exemplo: Mcdonalds, Coca-Cola, KFC

 

PRETO

O preto é uma cor sóbria, que impõe respeito, mas pode considerar-se misteriorso ao mesmo tempo. É uma cor muito utilizada porque combina com praticamente todas as outras e favorece a legibilidade.

O que nos transmite? 

Poder, sofisticação, fomalidade, elegancia, riqueza, mistério, medo, sexualidade, anonimato, tristeza, luto, profundidade, maldade, raiva, neutralidade, luxo, autoridade...

Exemplos: Christian Dior, Channel...

 

BRANCO

O branco passa a ideia de moderno e minimalista, é uma cor subtil, mas consegue causar destaque e dar brilho às outras cores, sendo maioritariamente utilizado como cor de fundo.

O que nos transmite? 

Poder, sofisticação, fomalidade, elegancia, riqueza, mistério, medo, sexualidade, anonimato, tristeza, luto, profundidade, maldade, raiva, neutralidade, luxo, autoridade...

Exemplos: Apple, Adidas...

 

DOURADO

Dourado é a cor do ouro e do brilho do sol! É uma cor associada à riqueza material, ao poder e à exclusividade.

O que nos transmite? 

Abundância, poder, sabedoria, positividade, divindade, preciosidade, riqueza, calor, extravagância, prosperidade, grandeza, prestigio, sofisticação, iluminação espiritualidade, crença...

Exemplos: ourivesarias e relojoarias, espaços de práticas espirituais, espaços de estética e marcas de cosmética

 

 

Como podem influenciar as cores no marketing? 


Uma boa escolha de cores para a marca ou produto tem o poder de:

- construir a singularidade da marca;

- construir uma imagem alinhada com valores da marca;

- diferenciar o produto;

- aumentar a vantagem competitiva;

- fortalecer a lealdade;

- direcionar para o público-alvo pretendido;

- impulsionar as vendas;

- prolongar o tempo gasto na loja, ou diminuir, caso seja a intenção;

- aumentar a intenção do cliente de fazer outras visitas.

 

Conclusão

Na 4por4 temos uma equipa criativa, especializada no desenvolvimento de sites, webdesign, lojas online, imagem corporativa, branding e suportes comunicacionais que o podem ajudar a impulsionar a sua presença e ajuda-lo na seleção das melhores cores para a sua marca.. 


Para a 4por4, melhor do que alcançar é superar e surpreender. Vamos surpreender juntos?

tem um projeto? adorávamos conhecer um pouco mais….

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