Quais os requisitos e fatores para um bom logotipo

Muitas pessoas podiam responder:
"Um que reconhecesse logo que o visse..."

Esta afirmação não está muito longe da verdade, principalmente porque se analisarmos para onde o campo visual se dirige num anúncio, verificamos que a marca/logótipo ocupa um lugar relevante.

Por um longo período, o logótipo vai simbolizar uma empresa/marca e todos os produtos/serviços afetos aquela. Por isso, este terá que criar uma sensação única, memorável e familiar a todos as entidades envolvidas, já que será uma das mais fortes e importantes ferramentas de marketing e divulgação....

 

Quando desenvolvemos um logótipo, devemos ter sempre em conta os seguintes fatores:

 

  • ser único
  • ir de encontro à filosofia da empresa/marca e do seu core-business
  • ir de encontro ao público-alvo
  • ser credível e profissional
  • ser "simples" e de fácil leitura
  • não utilizar todas as cores do arco-íris…De uma forma geral, devemos remetermo-nos a 2/3 cores e suas variações;
  • não utilizar mais do que 1/2 famílias de fontes (lettering). Com a mesma família de fontes, também podemos criar efeitos e soluções interessantes;

 

Se o logótipo desenvolvido for demasiado rebuscado, complexo, com demasiadas cores, informação, etc, para além de implicar custos excessivos na impressão e posterior utilização, provoca uma dificuldade de leitura e aplicação a suportes mais pequenos.

O truque é conseguir o "balanço" perfeito entre o design e a funcionalidade...

tem um projeto? adorávamos conhecer um pouco mais….

voltar

back-article
scroll-top