Neste artigo vamos ajudar e explicar o que mais os distingue.
Front-end:
Como o próprio nome sugere, o Front-end é a parte do website que os utilizadores podem visualizar, interagir e experimentar.
Deste modo, o “frontender” é o responsável por desenvolver uma interface gráfica dos websites dando vida ao design previamente desenvolvido, usando linguagens de programação (HTML, CSS e JavaScript), frameworks (Angular JS e Vue JS) e outras ferramentas.
Cada linguagem de programação tem um propósito único:
- o HTML apresenta o conteúdo e a estrutura do site;
- o CSS adiciona recursos de design;
- o JavaScript cria recursos interativos avançados
Back-end:
O back-end, é onde se trabalha tudo aquilo que está por “trás” de um website/aplicação. É a estrutura, o sistema, os dados e a lógica de um site, o que permite a existência do front-end. Serve para analisar, recuperar e entregar as ações do utilizador, através da comunicação com a base de dados.
Os utilizadores não têm acesso aos elementos de desenvolvimento do back-end, que permanecem nos “bastidores” do website.
Os desenvolvedores back-end precisam de experiência em linguagens de programação do lado do servidor, como Java, Python e PHP, assim como ferramentas para armazenar, organizar e alterar dados como SQL Server e Oracle.
Conclusão
Todos os websites requerem desenvolvimento front-end e back-end.
O front-end concentra-se nos aspectos visuais de um site e o back-end compreende a componente mais funcional. Mas é extremamente importante que os dois “funcionem” em conjunto, porque só assim é que se consegue criar um website/aplicação web impactante mas com omelhor desemprenho possível.
E é por isto, que nós na 4por4, temos uma equipa segmentada e especializada no desenvolvimento de sites, webdesign, lojas online, aplicações web e suportes comunicacionais que o podem ajudar a impulsionar a sua presença online.
Para a 4por4, melhor do que alcançar é superar e surpreender. Vamos surpreender juntos?