Fundada em Santo Tirso, a ASAS - Associação de Solidariedade e Ação Social, iniciou a sua atividade na área da Infância e Juventude, com a Casa de Acolhimento Temporário para Crianças em Perigo (Renascer). Em 1995 começou a intervir na área da Família e Comunidade com o Gabinete de Ação Social e alargou a sua atuação ao Concelho da Trofa. Nos anos seguintes expandiu as suas áreas estratégicas, permitindo executar serviços em condições de grande exigência e visibilidade.
A ASAS quer assim capacitar cidadãos de pleno direito, protegendo os grupos mais vulneráveis da comunidade, principalmente as crianças e os jovens, priorizando uma cultura de prevenção dos maus-tratos, prestando serviços nas suas diferentes valências e desenvolvendo programas integrados de intervenção.
Acima de tudo, aspiram ser uma Instituição de Referência na Promoção do Bem-Estar Social, reconhecida pela sua ação humana, de proximidade, profissional, de rigor, centrada principalmente na criança, jovem e famílias.
Congratulamo-nos e reiteramos os agradecimentos pela oportunidade que nos foi dada na elaboração de mais um projeto para um setor de atividade tão relevante e necessário nos dias de hoje.