É atualmente uma situação muito comum, no entanto pode ser resolvida e trabalhada. Mas como?
Há algumas soluções para resolver este problema, mas primeiro é importante avaliar as possíveis causas, tais como:
Que leva o cliente a desistir da compra pois é sempre um valor com o qual não estava a contar, que vai além do preço que se dispõe a pagar pelos produtos.
As compras online são a escolha de vários consumidores pela praticidade e rapidez, e quando o prazo de entrega extrapola as expectativas do cliente, é um motivo para desistir da compra e se deslocar a uma loja física.
Quanto mais intuitiva, simples e limpa for esta área e este passo, menos probabilidade há na desistência da compra. Nesta fase o consumidor não quer perder mais tempo com formulários ou burocracias.
Com a evolução das tecnologias e métodos de pagamento, limitar as opções aos métodos mais tradicionais, como a transferência bancária e/ou à cobrança, é um ponto que pode atrasar ou mesmo levar à desistência da compra.
Por vezes a pressa não é a ordem máxima em certas compras, para certos clientes. Alguns consumidores procuram as promoções e ofertas especiais antes de finalizarem a compra, no entanto, a demora ou inexistência deste fator por parte da loja, poderá ser motivo de desistência
Conclusão
Temos as soluções e algumas sugestões para evitar que este problema surja na sua loja online!
A 4por4, possui ferramentas que permitem o acesso à listagem de todos os carrinhos abandonados, os produtos que se encontravam nos mesmos e o utilizador (registado ou não registado) associado. Nesta listagem podem ter a noção do valor de cada carrinho e quais os produtos que normalmente são mais "abandonados".
Por outro lado, e passado XXX horas, pode ser gerado um email de “lembrete” ou por outro lado para apelar à “re-aquisição” dos produtos, usufruindo de um desconto comercial, por exemplo: “Não se esqueça de finalizar a sua compra!” ou até mesmo “Diga-nos porque não finalizou a compra e fazemos-lhe um desconto de 5%!”. Isto é possível e de forma automática
Um carrinho abandonado nem sempre significa que estamos perante uma venda perdida, mas sim o início de um processo de aquisição e quem sabe de fidelização de um cliente
Para a 4por4, melhor do que alcançar é superar e surpreender. Vamos surpreender juntos?