Neste mundo digital onde consumimos o que está na “crista da onda” é fundamental que os webdesigners e programadores, implementem as últimas tendências e também testem e incorporem as últimas linguagens e requisitos tecnológicos.
Por isso, compilamos aqui algumas das tendências que têm se destacado no campo do web design:
1 - Design arrojado
O mote desta tendência é “mais é mais” e vem para desafiar as convenções estéticas tradicionais, incorporando tipografias impactantes, elementos assimétricos, cores vibrantes, formas ousadas e texturas inovadoras.
Esta tendência destaca-se pela abordagem experimental, procura pela originalidade e capacidade de criar impacto visual.
2 - Retro Design
Uma das principais características do retro design é a inspiração em estilos e movimentos artísticos do passado, como a Art Déco, os anos 50, 60, 70 ou até referências mais recentes, como os anos 2000.
Os designers incorporam elementos icónicos destas épocas, como cores chamativas, tipografias vintage, padrões gráficos e estilos de ilustração característicos. Estes elementos são reinterpretados e combinados de maneiras criativas, criando uma estética retro única e cativante.
3 - Microinterações
Referem-se a pequenas animações, detalhes interativos, feedbacks visuais que ocorrem quando um utilizador interage com um site. Estas microinterações, adicionam um toque de interatividade e tornam a experiência do utilizador mais agradável, envolvente e intuitiva.
4 - Tipografias marcantes
A tipografia é cada vez mais importante no web design. A escolha de fontes exclusivas e a manipulação criativa do texto ajudam a criar uma forte identidade visual.
Tipografias grandes e ousadas são cada vez mais utilizadas para destacar títulos e captar a atenção do utilizador.
5 - Cores Vibrantes
O uso de cores vibrantes e saturadas tem ganho popularidade, trazendo uma sensação de energia e vitalidade aos websites. As cores vibrantes são utilizadas para adicionar personalidade, dinamismo e vitalidade aos projetos de design.
Elas podem ser aplicadas em elementos gráficos, tipografias, imagens e planos de fundo, criando uma estética vibrante e cativante. Esta abordagem permite que os designers comuniquem uma mensagem ousada e que desperta a curiosidade e o interesse do público.
6 - Design imersivo
A integração de recursos como vídeos de fundo, elementos em parallax e realidade virtual está a tornar-se cada vez mais comum. Essas técnicas permitem criar experiências imersivas e envolventes que transportam os utilizadores para dentro de um “mundo virtual.
7 - Ilustrações personalizadas
Ilustrações feitas à medida, como mistura de cores, textura, formas e padrões são utilizadas para adicionar personalidade e originalidade aos websites. Podem ser incorporadas com o objetivo de contar histórias, explicar conceitos complexos ou simplesmente fornecer um toque artístico único.
8 - Bordas arredondadas
Esta tendência está alinhada com a estética minimalista e clean, que valoriza a simplicidade e a clareza visual.
As bordas arredondadas são aplicadas em uma variedade de elementos de design, como botões, caixas de texto, imagens, produtos, etc. Esta suavização cria uma sensação de fluidez e harmonia, além de ajudar a reduzir a rigidez e a dureza visual, proporcionando uma aparência mais amigável e convidativa.
9 - Imagens sem filtro
Esta abordagem de design valoriza a autenticidade e a naturalidade das imagens reais, cruas, sem efeito e retoques de fotografias, evitando o uso excessivo de filtros e manipulações digitais.
Esta tendência procura transmitir uma sensação de realidade e capturar os momentos de forma genuína, preservando a essência original das imagens.
10 - Mesh gradiantes ou efeito de vidro fosco
Esta tendência traz uma estética moderna e sofisticada para as criações visuais. Os web designers utilizam combinações de degradês com vários pontos de cores vibrantes, aparência translúcida e suave que dão a sensação de vidro fosco.
Esta técnica pode ser usar em logótipos, ilustrações ou até mesmo, de forma sutil ou mais intensa num website.
11 - Outlines
A tendência de design de outlines, ou contornos, consiste em destacar elementos por meio de linhas finas e nítidas que contornam sua forma, criando um efeito visual distintivo. Os outlines são utilizados num produto, numa caixa, para delimitar e enfatizar a silhueta de objetos, formas, tipografias e ícones, destacando a sua forma e criando um contraste visual.
Conclusão
É necessário ressalvar que as tendências são voláteis…Por isso, para além de implementar as nossas dicas será importante perceber as necessidades do seu público-alvo e adaptar toda a sua comunicação/identidade visual aos visitantes do seu website.
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