As principais tendências de design para 2024

As tendências de design geralmente refletem o que se passa no mundo, através da expressão e criação artística e criativa. 


O design gráfico altera-se e evolui de forma contínua, acompanhando as tendências, a tecnologia, as ferramentas e metodologias da atualidade.

Nos dias de hoje, testemunhamos uma grande evolução a nível tecnológico. No entanto, torna-se cada vez mais presente a “nostalgia/antigamente”. Isto proporciona um “cruzamento temporal” entre as duas eras, o que resulta numa dualidade de tendências muito diversificada.

Neste artigo, abordamos 6 tendências que estão muito em voga, ou seja: inteligência artificial, estéticas retro e vintage, design 3D, tipografia experimental, tons pasteis e o minimalismo.

 

O tipo de consumidor de 2024

As preferências do consumidor também influenciam as tendências de design. Em 2024 deparamo-nos com avanços tecnológicos que proporcionam experiências e interações diversificadas com o produto. Nesse sentido, a expectativa do consumidor tende a aumentar, sendo que o esperado é que as marcas sigam os passos da tecnologia e implementem as últimas inovações nos seus produtos, na publicidade, etc.

Neste sentido, uma das tendências é o design limpo e minimalista. O consumidor moderno não tem tempo para absorver muito texto e muitos pormenores, então prefere uma solução limpa, onde num curto espaço de tempo a mensagem seja transmitida de forma clara e lógica.

 

AS TENDÊNCIAS


1 - Inteligência artificial

A inteligência artificial não mudou apenas a criação do conteúdo escrito, mas também do conteúdo visual. Existem já várias plataformas e ferramentas que incluem este avanço tecnológico, incluindo a própria Adobe, no entanto os mais conhecidos entre o público geral são o midjourney e o DALL-E.

Com a inteligência artificial, é possível gerar numa questão de segundos: layouts, elementos de design, paletas de cores e ilustrações com base num conjunto de “indicações” fornecidas.

Esta ferramenta é utilizada tanto como modo de personalização e obtenção de resultados visuais que de outra forma seriam difíceis de obter, como apenas como complemento visual e de inspiração, para estimular a criatividade do designer.

 

Exemplo: Gerar imagens a partir de frases com o Microsoft Generator

 

2 - Estética retro/vintage

No início do artigo foi abordado o sentimento de nostalgia que se tem sentido, com o avanço das tecnologias. Esta tendência vem representar isso mesmo. Há cada vez mais um aumento nas inspirações no estilo retro e vintage, o que envolve o uso de elementos de épocas anteriores, sejam fontes, ilustrações ou paletas de cores.

Esta tendência pode ser utilizada como forma de criar uma identidade da marca, tornando-a única face ao design moderno, principalmente se for utilizada em conjunto com elementos de diferentes épocas.


 

3 - Design 3D

O Design 3D aborda várias vertentes: criação de personagens 3D, realidade virtual, renderização e experiência imersiva. Este estilo gráfico é utilizado não só pelo design gráfico, mas em várias outras áreas do design, como o design de interiores, design de produto e webdesign.

Atualmente familiarizamo-nos cada vez mais com a presença do 3D no nosso dia-a-dia. Seja num projeto de design de interiores (renders 3D), seja num site de joias (visualização de peças em 3D), etc.

Utilizar a ilustração ou modelação 3D ajuda na personalização e dinamização do design. Funciona muito bem em interfaces de interação.


 

4 - Tipografia experimental

A tipografia experimental é uma tendência capaz de tornar o design mais personalizado e único no momento da comunicação. O texto deixa de surgir apenas como complemento e passa a ser a peça principal do design.

Quando se fala em tipografia experimental, não há uma definição exata, podem ser utilizadas letras curvas, variantes incomuns das fontes, sejam elas serifadas ou manuscritas, etc. Esta tipografia causa um grande impacto visual, tornando-se o centro da comunicação e acabando por substituir as ilustrações e outros elementos gráficos.

 

5 - Tons pastel

A utilização de cores suaves como os tons pastel leva o utilizador para o mundo imaginário. Esta tendência cria uma atmosfera positiva no público, transmitindo sentimentos de diversão, conforto e a sensação de informalidade.

Este tipo de cores foi sempre mais utilizado em comunicação direcionada para crianças ou produtos femininos, no entanto tem fugido cada vez mais desse nicho e está a ganhar destaque em todo o tipo de produtos e públicos-alvo.


 

6 - Minimalismo

Com a quantidade de informação e estímulos visuais disponíveis, o design minimalista e abstrato estão a tornar-se uma tendência.

A base essencial do minimalismo é, através do mínimo de elementos, transmitir a mensagem de forma clara e direta, sem distrações.


 

 

Conclusão

E é por isto, que nós na 4por4, temos uma equipa criativa, especializada no desenvolvimento de sites, webdesign, lojas online, imagem corporativa, branding e suportes comunicacionais que o podem ajudar a impulsionar a sua presença online/offline. 


Para a 4por4, melhor do que alcançar é superar e surpreender. Vamos surpreender juntos?

tem um projeto? adorávamos conhecer um pouco mais….

voltar

back-article
scroll-top