Os seguintes tópicos traduzem a forma como ele se aplica:
1 - Layouts limpos: o design deve comunicar a mensagem de forma clara e direta, sem floreados. A presença exagerada de elementos visuais pode ofuscar a mensagem a ser transmitida
2 - Espaços livres e organizados: a existência de espaços em branco é essencial, pois permite que todos os elementos respirem, facilitando a leitura e absorção da informação. Quando bem utilizado, o espaço livre transmite equilíbrio
2 - Boa escolha da tipografia: a escolha da tipografia é um passo fundamental para o design minimalista. As fontes devem ser simples e legíveis, tornando a mensagem clara e de fácil absorção
4 - Seleção de cores limitada: a paleta de cores deve ser reduzida a cores-chave, sendo mais fácil criar a sensação de simplicidade e coerência
5 - Pormenores subtis: a aplicação de sombras, por exemplo, é um pormenor que deve ser utilizado de forma subtil. A sombra deve ser leve, sem ofuscar a mensagem
Conclusão
A aplicação do Minimalismo do Design Gráfico tem as suas vantagens.
A comunicação torna-se mais clara e eficaz, sendo focada no que realmente importa, a mensagem é transmitida de forma direta e sem distrações, e, muitas vezes um design simples é mais facilmente memorizado pelo público.
Além disso, a simplicidade do design permite a sua fácil adaptação a diferentes formatos. Um design minimalista, mas ao mesmo tempo impactante, é uma tarefa desafiadora, mas essencial para o crescimento e a prosperidade de qualquer negócio
E é por isto, que nós na 4por4, temos uma equipa criativa, especializada no desenvolvimento de sites, webdesign, lojas online, imagem corporativa, branding e suportes comunicacionais que o podem ajudar a impulsionar a sua presença online e alcançar novos horizontes.
Para a 4por4, melhor do que alcançar é superar e surpreender. Vamos caminhar juntos?