Atualmente é algo perfeitamente comum, mas que pode ser resolvido e trabalhado, como por exemplo com o envio de um email para o seu cliente dizendo: “Diga-nos porque não finalizou a compra e fazemos-lhe um desconto de 5%!”. Tudo automaticamente!
Basicamente um carrinho abandonado, é uma desistência de compra após o potencial cliente ter adicionado os seus produtos ao carrinho. Podem ser vários os motivos que originaram esta situação, sendo os mais relevantes:
- Valores elevados de portes de envio
- Prazo de entrega acima das expectativas
- Processo de check-out confuso
- Não estarem preparados para realizar uma compra
- Opções insuficientes de pagamento
- Aguardarem uma oferta especial para realizar a compra
De uma forma resumida, quanto mais o cliente avançar no funil de vendas online, maior é a probabilidade de se distrair, mas ao mesmo tempo também maior é o interesse em adquirir.
Por isso, um carrinho abandonado nem sempre significa que estamos perante uma venda perdida.
A 4por4, possui ferramentas que permitem o acesso à listagem de todos os carrinhos abandonados, os produtos que se encontravam nos mesmos e o utilizador (registado ou não registado) associado. Nesta listagem podem ter a noção do valor de cada carrinho e quais os produtos que normalmente são mais “abandonados”.
Por outro lado, e passado XXX horas, pode ser gerado um email automático para apelar à “re-aquisição” dos produtos, usufruindo de um desconto comercial.
Como se pode perceber, um carrinho abandonado não significa uma venda perdida, mas sim o início de um processo de aquisição e quem sabe de fidelização de um cliente.