1º Escolha o domínio certo:
Se ainda não tem um domínio personalizado, esta é a hora. Há três coisas que é preciso ter em consideração:
- primeiro, deve ser o mais curto e cativante possível.
- segundo, o nome da sua empresa ou a sua área de especialização devem ser incluídos para que os visitantes possam facilmente compreender o que faz.
- terceiro, uma grande ideia é incluir a sua principal palavra-chave, se possível.
2º Estruture o seu website
Esta é uma etapa que, por vezes, é negligenciada, mas um website bem estruturado é essencial para uma melhoria em termos de SEO. Além de facilitar um bom rastreamento por parte dos “robots/crawllers”, é fundamental para que os visitantes possam navegar corretamente
3º Escreva títulos e descrições únicas
Preencher os metadados, isto é, os títulos e descrições, é dos pontos mais importantes no SEO. É importante escrever títulos e descrições únicas não apenas na homepage, mas também em todas as outras páginas e seções do seu website.
Usar os mesmos metadados transmite a ideia que o seu website tem conteúdo duplicado e isso é algo que os motores de busca definitivamente não gostam uma vez que não sabem como posicionar as várias páginas do seu website
4º Use palavas-chave longas
As frases que têm duas a cinco palavras são normalmente aquelas que o internauta digita na caixa de pesquisa dos motores de busca. Por exemplo, se você é o orgulhoso proprietário de uma loja de cupcakes, vai querer que o visitante digite a palavra-chave “os melhores cupcakes” e encontre o seu website.
Quanto mais precisa for a sua palavra-chave melhor, uma vez que irá conseguir atrair o público certo e aumentar as possibilidades dos internautas clicarem no seu website.
5º Coloque um titulo nas suas imagens
Um site sem imagens é como um musical sem canções. No entanto, existe um pequeno problema: o Google e outros motores de busca não conseguem ver as imagens como nós a vemos. É por este motivo que se torna necessário adicionar o “alt text” para ajudá-los a compreender o que está nas fotos que coloca.
6º Submeta um site map
Um sitemap é um diretório de todas as páginas/menus que constam no website e mostra como as diferentes páginas se conectam. Deste modo, será sempre útil enviar um sitemap para os motores de busca para que estes possam rastrear o website mais fácil e rapidamente.
7º Não esquecer o SEO local
É proprietário de uma empresa local? Então seguramente vai pretender atrair consumidores da sua região/zona de atuação. Desta forma, a sua empresa/estabelecimento pode ser encontrada quando se procura algo no Google Maps. Mais ainda, pode ganhar uma posição privilegiada nos resultados que surgem na primeira página do Google e que inclui um mapa e uma lista de 3 empresas.
8º Consiga mais “backlinks”
Otimizar seu site já é um grande começo para melhorar a sua presença na WEB. Mas todos os websites necessitam de uma pequena ajuda. O que queremos dizer é que, para realmente ter um SEO excecional, também precisa de ter os chamados “backlinks”. Isto é: links de sites externos para o seu website. Contacte empresas parceiras ou sites de referência para efetuar troca de links, patrocine outros websites/projetos, coloque banners publicitários em portais de referencia, etc.
9º Verifique a velocidade do site e normasW3C
Sabia que a rapidez de resposta do seu website tem impacto direto no posicionamento orgânico nos motores de busca e na experiência do utilizador?
Dificilmente conseguirá obter a pontuação máxima, mas utilize as seguintes ferramentas/sites para analisar os resultados, seguindo as recomendações sugeridas:
- Google PageSpeed
- Pingdom
- Gtmetrix
10º Aposte nas Redes Sociais
Outra forma de ter o seu nome/website espalhado pela “WWW” e atrair atenção dos internautas é através das redes sociais. Cada rede social tem o seu “target”, faixa etária e mesmo preferências, por isso, tente diferenciar a comunicação/posts que partilha tendo em conta a respetiva rede.
Também não direcione ou anuncie a sua empresa ou marca em todas as redes sociais existentes (as mais badaladas) se não conseguir ter uma presença ativa/diferenciada e um resposta atempada a qualquer notificação/solicitação
11º Pense sempre em conteúdo, conteúdo, conteúdo….
Se nos perguntar qual é a melhor dica para otimizar o seu website, a resposta é só uma: conteúdo. Mas será importante respeitar três condições para alcançar a excelência.
1º - deve ser exclusivo, ou seja, não ser copiado de qualquer website;
2º - ser atualizado regularmente, para “obrigar” o motor de busca a pesquisar e indexar com regularidade;
3º - ser valioso, ou seja, aquele conteúdo que os visitantes só vão encontrar no seu website.
12º Não fique estagnado
Por último, mas igualmente importante: não se acomode com o que já conseguiu. O SEO é um esforço e trabalho contínuo. Isto não significa que necessita de recriar / reformular constantemente o seu website. Ao invés disso, deve compreender o que funciona e o que não funciona, ou seja, que tipo de artigos ou páginas origina mais ou menos visitas.
Ou seja, deve regularmente analisar as métricas do seu site, porque certamente o irá ajudar a criar conteúdo ainda mais valioso e segmentado para o seu publico alvo
Conclusão
O sucesso de um Website não é apenas resultado da relevância do seu conteúdo, mas também da sua capacidade em demonstrá-lo nos motores de pesquisa.
E é por isto, que nós na 4por4, temos uma equipa segmentada e especializada no desenvolvimento de sites, lojas online e aplicações web, que são construídas e otimizadas ao abrigo das boas práticas de SEO e normas W3C, com o objetivo de potenciar e melhorar a posição do seu Website.
Para a 4por4, melhor do que alcançar é superar e surpreender. Vamos surpreender juntos?